
O sono é um período de repouso que o organismo necessita para renovar as energias. E, durante o tratamento de câncer, ajuda a evitar a fadiga. Além disso, o descanso inadequado pode levar a outros problemas, como aumento da dor, diminuição da imunidade. E não são apenas os desconfortos físicos que afetam os pacientes que passam por um câncer. A depressão e ansiedade também costumam interferir na qualidade do sono e pode ainda agravar casos de pacientes que sofrem com depressão e ansiedade.
Dormir bem durante o tratamento do câncer é fundamental para lutar contra a doença. Sem um descanso adequado o nível de cortisol (hormônio do estresse) no organismo aumenta e a contagem das células NK, que ajudam o corpo a lutar contra o câncer, diminui.
Para conseguir dormir melhor durante o tratamento do câncer:
- Deixe o ambiente bem escuro e silencioso;
- Evite ver TV ou usar celular, computador e tablet cerca de uma hora antes de ir para cama – ler um livro é uma boa opção;
- Invista em colchão e travesseiro confortáveis;
- Procure meditar antes de dormir;
- A aromaterapia também pode auxiliar no bom sono;
- Evite tomar bebidas com cafeína próximo ao horário de dormir;
- Tome um banho relaxante antes de deitar-se na cama;
- Alimentos como leite quente com mel, chá de erva-cidreira ou camomila, banana e cereais integrais são alimentos que ajudam a induzir o sono.
Cuidar da qualidade do sono, além de melhorar a qualidade de vida, pode ajudar até mesmo a retardar a progressão da doença.
Referência: O’Donnell, J. F. (2004). Insomnia in Cancer Patients. Clinical Cornerstone, 6(1),S6-S14.