Os cabelos são parte importante da construção social. Os fios estão diretamente relacionados com o modo como as pessoas se enxergam e como se apresentam ao mundo.
Isso se comprova por uma pesquisa realizada pela Svenson. O estudo revelou que 82% dos entrevistados afirmam que problemas capilares têm influência na saúde emocional. Além disso, 75% dos respondentes disseram que o cabelo é importante para a autoestima e que a insatisfação com os fios pode até desencadear quadros de ansiedade.
Felizmente, existe uma série de cuidados que você pode adotar para melhorar a saúde do seu cabelo. Outra boa notícia é que no Instituto Melo você encontra a melhor Terapia Capilar que é capaz até de reverter a alopecia.
Continue a leitura e saiba mais!
Orientações para evitar a queda de cabelo
Algumas orientações podem (e devem) ser seguidas para manter a saúde dos cabelos:
- não usar condicionador no couro cabeludo;
- não usar produtos como creme, pomada, gel, laquês;
- evitar secador, chapinha e babyliss;
- se for usar secadores, tenha cuidado: não utilize o aparelho muito próximo aos cabelos e evite temperaturas muito elevadas;
- evitar a exposição ao sol e não aplique protetor solar de corpo no cabelo;
- se for se expor ao sol, use bonés e chapéus com tecnologias que favoreçam a transpiração e dissipação do calor;
- evitar banhos muito quentes;
- evitar ficar mais de cinco minutos com a água correndo diretamente no couro cabeludo;
- manter os cabelos sempre limpos;
- pentear com escovas que têm bolinhas de massagem nas pontas;
- evitar situações de estresse e ansiedade;
- possuir boa alimentação;
- dormir bem;
- fazer exercícios físicos;
- não fumar;
- evitar bebidas alcoólicas;
- evitar o uso de químicas no cabelo;
- estar alerta ao aparecimento de caspas (descamação), feridas, dores (sensibilidade, inflamação) e prurido (coceira).
A Terapia Capilar como aliada
A Terapia Capilar é parte da medicina regenerativa e, como o próprio nome diz, tem como objetivo a regeneração das células do corpo que não funcionam adequadamente. Para isso, utiliza produtos derivados do próprio organismo.
Nos casos de alopecia, as células do folículo piloso não funcionam adequadamente, e é aí que as células progenitoras (mais concretamente, as provenientes do tecido adiposo) podem ter um papel muito importante.
Com técnicas inovadoras e procedimentos específicos, a terapia capilar consegue extrair, diferenciar e preparar estas células regenerativas para, por fim, as aplicar por mesoterapia no couro cabeludo.
Com isso, é possível ativar ou ressuscitar as células da papila dérmica. Essa estimulação regenera o cabelo, pois reduz a fase telógena (de queda) do ciclo capilar e aumenta a anágena (de crescimento).
Agende agora mesmo a sua consulta no Instituto Melo!