A testosterona é um hormônio esteroide (formado a partir do colesterol) essencialmente masculino, mas importantíssimo na mulher também, apesar delas produzirem 20 a 30 vezes menos do que os homens.

Todas as mulheres possuem andrógenos, ou seja, hormônios sexuais masculinos que possuem um papel muito importante para o bom funcionamento de várias funções do organismo feminino. No corpo da mulher é produzido nos ovários e na glândula adrenal. A deficiência de testosterona pode ter consequências sérias, tanto físicas como mentais, prejudicando a saúde da mulher e, uma dessas consequências é a queda de libido.

Então, diante de sintomas de que a testosterona está baixa, é preciso uma rigorosa avaliação médica para que seja indicada uma modulação hormonal adequada. A reposição de hormônios realizada de forma profissional não oferece risco algum à mulher.

A opção mais recomendada para pacientes com indicação de reposição hormonal, é a testosterona bioidêntica, que não provoca os efeitos colaterais da testosterona sintética.⠀ A reposição hormonal com testosterona bioidêntica traz muitos benefícios que podem ser sentidos de formas diferentes no corpo, como: melhoria na frequência cardíaca; fortalecimento de músculos; ganho de massa magra; melhora no foco e capacidade de memória; aumento de massa óssea; melhora da disposição (maior energia); efeito antidepressivo (77% das pacientes com depressão tem testosterona baixa) e aumento da libido das mulheres.

Para balancear os ganhos e possíveis riscos desse tipo de produto, é fundamental a avaliação e acompanhamento de um especialista para que se mantenha em níveis ideais, pois em excesso pode apresentar aumento da acne, queda de cabelo, pele oleosa, alteração da voz e aumento de clitóris.

Nós do Instituto Melo estamos preparados para tratá-lo! Venha ou aconselhe alguém a vir.