Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extra facial, com acometimento dos braços, pescoço e colo.

Embora também seja vista em homens, essa condição afeta mais frequentemente as mulheres.

Infelizmente, o surgimento dessas áreas escurecidas no rosto, acaba exercendo grande impacto negativo sobre a autoestima e a qualidade de vida dos portadores dessa condição.

Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada:

  • Exposição aos raios ultravioleta;
  • Uso de cosméticos irritantes;
  • Medicamentos para tratamento da hipertensão;
  • Estar a mulher em idade reprodutiva e possuir tom de pele mais escuro (fotótipo III e IV), determinado por herança genética;
  • Ação de hormônios femininos presentes nos anticoncepcionais orais ou nos esquemas da terapia de reposição hormonal;
  • Gravidez, período em que alterações hormonais estimulam a atividade dos melanócitos;
  • Disfunção da tireoide.

A ozonioterapia consiste na mistura de gás ozônio com oxigênio medicinal, que ao ser aplicado no corpo do paciente para tratamento de enfermidades ou lesões, atua como um verdadeiro bálsamo. E, em relação aos melasmas, esse tratamento promove a renovação da pele e atua fortemente no controle da síntese da melanina e na sua distribuição, agindo diariamente no clareamento através da ação intensiva de seus ingredientes, que promovem uniformização do tom da pele.

O tratamento é personalizado, com produtos tópicos e algumas vezes se faz necessário suplementação via oral, de acordo com cada cliente e grau do melasma.

Nós do Instituto Melo estamos preparados para tratá-lo! Venha ou aconselhe alguém a vir.