A medicina integrativa prima por pensar o indivíduo em sua integralidade (corpo, mente e espírito), de maneira holística, biopsicossocial e multiprofissional. Ela procura integrar todos os pontos do indivíduo, levando em consideração, além dos sintomas, outras questões, como corpo, mente e suas emoções, independente do problema ser físico ou psicológico. Entende que um problema de saúde deve ser avaliado e solucionado com base em diferentes processos da medicina tradicional, mesclando com métodos alternativos que sejam eficazes e seguros.
Portanto, quebra o paradigma da medicinal tradicional, deixando de focar na doença e passando a focar na pessoa. A medicina é valorosa para o ser humano e a medicina integrativa promove a saúde abordando aborda toda a gama de influências físicas, emocionais, mentais, sociais, espirituais e ambientais que podem afetar uma pessoa.
Seu conceito está fundamentado na definição de saúde da OMS “um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”.
Sua abordagem foca em esteios considerados primordiais para a saúde como: alimentação saudável; importância do sono reparador; exercício físico regular; autoconhecimento, controle do estresse e saúde mental; saúde gastrointestinal; avaliação de deficiências hormonais e nutricionais e importância da detoxificação orgânica.
Esse deve ser nosso presente e futuro! E a base do nosso trabalho aqui no Instituto Melo é focar nossa atenção em perceber o paciente em suas demandas, respeitando sua autonomia e poder pessoal.
Nós do Instituto Melo estamos preparados para tratá-lo! Venha ou aconselhe alguém a vir.