Pessoas que sofrem de insônia podem ter um risco aumentado de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral), segundo pesquisa publicada na revista científica Circulation, da American Heart Association.

Os pesquisadores identificaram que a apneia obstrutiva do sono e a insônia podem aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, incluindo arritmias, aterosclerose, doença cardíaca coronariana, insuficiência cardíaca, hipertensão e acidente vascular cerebral, bem como doenças metabólicas, tais como obesidade, diabetes tipo 2, e dislipidemia.

Durante o sono tanto a frequência cardíaca quanto a pressão arterial são reduzidas, como forma de descanso e regeneração do sistema cardíaco, e no cérebro, há reabsorção de substâncias tóxicas.

Considerando que são recomendadas entre sete e oito horas de sono de boa qualidade, o sono com duração inferior a sete horas por dia é tido como inadequado. Entretanto, a hipersonia, definida como uma duração de sono de nove ou mais horas por noite, também foi associada à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

O sono é um comportamento que pode ser alterado por novos hábitos e gerenciamento do estresse experimentado. Portanto, para introduzir uma rotina de sono adequada, trazendo benefícios também para a sua saúde vascular, aconselha-se fixar um horário para ir dormir e para acordar, utilizar uma roupa confortável, proporcionar um ambiente com uma temperatura adequada, sem muita luz e ruído, evitar ver televisão ou usar o celular antes de dormir e evitar comidas pesadas nas 4 horas antes de deitar.