A cirurgia bariátrica é uma opção de tratamento apropriada para pacientes com obesidade grave e um poderoso apoio para a melhoria das comorbidades associadas com a obesidade.
Após a cirurgia, as mudanças não são somente estéticas. O organismo passa por muitas modificações com a indução da perda de peso. Independentemente do procedimento cirúrgico adotado, o acompanhamento multidsciplinar após a cirurgia é fundamental para ajudar o corpo a processar e equilibrar todas as mudanças que estão acontecendo e, principalmente, para evitar que paciente volte a engordar após cirurgia bariátrica.
Infelizmente, na maioria dos casos o aumento de peso ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis recomendados desde antes da operação, como a adoção de dieta excludente de calorias vazias e rica em nutrientes, além da prática de exercícios físicos regulares, hidratação abundante, reposição de vitaminas e minerais por via oral, venosa e intra-muscular se necessário.
Algumas dicas para evitar o aumento de peso:
- Mastigar bem os alimentos.
- Evitar o hábito de “beliscar”.
- carnes conforme a prescrição.
- Incluir na rotina habitual frutas, verduras e legumes, excluir processados.
- Dar preferência para alimentação viva, plant based, tubérculos.
- Evitar óleos hidrogenados (soja, canola, girassol, milho) – substituí-los com gorduras de cadeia curta e média ou óleo de coco, oleoginosas, abacate, azeite, por exemplo.
- Atenção com o consumo de doces.
- Não ao consumo de bebida alcoólica.
- Realizar atividade física com frequência.
- Fazer acompanhamento regular com equipe multidisciplinar.
Vale lembrar que o objetivo da cirurgia bariátrica é conquistar saúde e qualidade de vida. Mas, obter um bom e duradouro resultado, o acompanhamento multidisciplinar após a cirurgia é um fator fundamental para o sucesso.
O Instituto Melo possui a estrutura ideal para te acompanhar nessa nova fase da vida.