Para além de exercer um papel importante a nível metabólico ou nutricional, a flora intestinal, ou microbiota intestinal, tem ainda uma função antibacteriana, imunomodeladora e protetora da mucosa. A flora intestinal saudável tem inúmeros benefícios tais como a prevenção de infecções provocadas por microorganismos, redução de diarreias, obstipação e gases, melhoria do processo de digestão, eliminação de toxinas, estimulação do sistema imunitário, normalização de produção de vitaminas do complexo B e K no intestino.

Para combater a disbiose e a auto-intoxicação, a colonterapia é fundamental, já que promove uma limpeza intestinal biológica e mecânica, seguida por uma reposição da flora intestinal.

A terapia do intestino ou colonterapia consiste numa técnica de saúde e bem-estar, que proporciona: emagrecimento; previne o câncer de cólon; regulariza o funcionamento do intestino; diminui a ocorrência de flatulências, colites, diarreias e constipação; auxilia no preparo de exames proctológicos e no tratamento da síndrome do cólon irritável; além de combater doenças, como diverticulites e até depressão.

É uma terapia importante para combater os efeitos dos maus hábitos para o intestino, com o acúmulo de detritos, que deveriam ter sido descartados.

É também uma técnica que promove uma desintoxicação. Fácil, confortável e inodora, é feita em algumas sessões, que visam à limpeza completa do intestino grosso.

No Instituto Melo, ela é realizada com o auxílio de um equipamento de última geração que destila e ozoniza, moderno e seguro, que permite a entrada de água filtrada, purificada, limpa e a saída de água suja pelo reto (ânus).

O objetivo é limpar as paredes do órgão, eliminando resíduos! Além disso, parte dos nutrientes que, por algum motivo, não eram absorvidos pelo estômago, agora poderão ser aproveitados pelo intestino, desde que suas paredes estejam limpas!