Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam os aminoácidos além de promoverem o crescimento muscular estão também envolvidos em inúmeras funções e uma delas é a FELICIDADE.
O triptofano é um aminoácido essencial tanto para humanos como animais, porém sua importância não se restringe apenas à contribuição no crescimento e síntese protéica. Como precursor da serotonina cerebral, o triptofano exerce papel fundamental em diversos mecanismos fisiológicos e comportamentais como sono, depressão, ingestão alimentar, fadiga, entre outros. Em relação à atividade física, há envolvimento do triptofano tanto em exercícios de longa como de curta duração. Nos exercícios de longa duração, foi proposto o mecanismo da “hipótese da fadiga central” que se encontra até agora inexplorado.
As dificuldades no estudo da determinação da serotonina residem na obtenção da sua concentração cerebral e de seus metabólitos. Ainda assim, há evidências indiretas de seu papel dentro do desenvolvimento de fadiga associada a esportes de longa duração.
Artigos
- Implicações do sistema serotoninérgico no exercício físico
- Fadiga: alterações fisiológicas e modelos conceituais
- Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico
- Branched-Chain Amino Acids and Arginine Improve Performance in Two Consecutive Days of Simulated Handball Games in Male and Female Athletes: A Randomized Trial
- BCAA: metabolism, physiological function and application
- Inhibition of tryptophan hydroxylase abolishes fatigue induced by central tryptophan in exercising rats
- Bases metabólicas da fadiga muscular aguda