O cabelo é um substrato informativo, que desempenha as funções de garantia e acúmulo de minerais. Os folículos capilares estão entre os mais metabolicamente ativos no corpo e o crescimento capilar pode ser impactado pela desnutrição calórica e proteica, bem como pela deficiência de micronutrientes (Guo e Katta, 2017; Milasius et al., 2016).

No ciclo de vida dos folículos capilares, alguns nutrientes são essenciais. E, as deficiências nutricionais podem impactar a estrutura e crescimento do cabelo, podendo levar a queda de cabelo e calvície feminina. Além disso, assim como a queda de cabelo, o surgimento precoce de fios brancos também pode estar relacionado com a deficiência nutricional.

  • Nosso cabelo é composto de proteínas, por isso, o consumo adequado delas é essencial. A desnutrição proteica pode resultar em mudanças nos cabelos que incluem quebra e queda. A formação de queratina por exemplo, depende da presença da Cisteína e da Metionina.
  • Vitamina D, Biotina e B12 – estudos sugerem que a vitamina D desempenha um papel no ciclo do folículo capilar. A biotina, ou vitamina H, atua como cofator para enzimas de carboxilação. Os sintomas da deficiência incluem erupção cutânea eczematosa, alopecia e conjuntivite.
  • Antioxidantes – são componentes capazes de neutralizar espécies reativas de oxigênio, prevenindo o dano oxidativo. Muitas substâncias podem ser classificadas como antioxidantes, incluindo zinco, selênio e as vitaminas A e E, além da vitamina C e polifenóis.
  • Minerais como selênio e zinco – o zinco é um mineral essencial e requerido por centenas de enzimas e múltiplos fatores de transcrição que regulam a expressão gênica e o selênio é um elemento traço essencial que desempenha um papel na proteção contra o dano do estresse oxidativo, bem como a morfogênese do folículo capilar.
  • Água

Nós do Instituto Melo estamos preparados para tratá-lo! Venha ou aconselhe alguém a vir.