A depressão é um distúrbio da mente que se caracteriza principalmente por tristeza e falta de vontade para realizar atividades cotidianas, mesmo as que antes eram prazerosas. Exige acompanhamento e tratamento médico, mas existem alguns hábitos saudáveis (relacionados à alimentação) e alguns tratamentos naturais e terapias complementares que podem ajudar:

  1. HOMEOPATIA: Ela tem recursos para tratar a depressão sem necessitar recorrer aos medicamentos alopáticos. Diferente da medicina tradicional, na homeopatia não se trata “a depressão”, mas sim os sintomas que ela traz consigo.
  2. FITOTERAPIA: a terapia que usa plantas no tratamento também tem recursos para a depressão. Uma abordagem holística, colocando o paciente em um contexto ambiental, utilizando medicamentos fitoterápicos, com prescrições individualizadas, em conjunto com conselhos sobre dieta e estilo de vida é um componente essencial da Medicina Integrativa e evidenciam a eficácia das ervas utilizadas.
  3. ACUPUNTURA: estudos indicam que a acupuntura tem efeito específico positivo sobre a depressão, alterando a bioquímica cerebral do humor, aumentando a produção de serotonina e de endorfinas.
  4. ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A PRODUÇÃO DE SEROTONINA (um neurotransmissor cuja deficiência está associada à depressão): chocolate, aveia, banana, brócolis, espinafre, maracujá e laranja por exemplo.
  5. APOSTAR EM DETERMINADOS TEMPEROS: outro recurso relacionado à alimentação que pode ajudar. São eles: cúrcuma, cominho e pimenta do reino.
  6. DIETA SAUDÁVEL: seguir uma alimentação equilibrada, de preferência, contando com o acompanhamento de um nutricionista fará toda a diferença no tratamento.
  7. NUNCA PULE REFEIÇÕES: mantendo o açúcar no sangue estável, reduz alterações de humor.
  8. PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA: caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, pular corda… a prática de atividade física aliada a uma alimentação saudável, ajuda muito a prevenir e a tratar a depressão.