Você deve estar pensando: Agora descobriram que até fruta faz mal!

Não é bem assim. A diferença está no formato do consumo.

Mas qual a diferença de comer a fruta ou tomar o suco?

Sucos de frutas não veem acompanhados de fibras. A ingestão desses traz alta carga de frutose e de uma vez só. Se ingerirmos a fruta por inteiro, esta virá acompanhada de fibras presentes em sua constituição, sendo a frutose digerida lentamente pelo nosso organismo, evitando uma possível síndrome metabólica.

Imaginemos que possa uma pessoa saciar-se com uma fruta e que quando consumimos em forma de suco, quantas são as frutas que possam encher um copo? Dessa forma, além da carga de frutose desacompanhada de fibras, a quantidade consumida é muito maior. Para que tenhamos um comparativo, ao comermos uma laranja estaremos consumindo por volta de 6g de frutose, sendo que para encher um copo de suco, estaremos consumindo por volta de 18g de frutose desacompanhado de fibras.

Frutose, é um carboidrato simples, os monossacarídeos. Esse açúcar também pode ser encontrado em outros tipos de alimentos, como leguminosas e vegetais, sendo considerado um adoçante natural.

Insulina é o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e levá-la às células do nosso organismo. Ela também é responsável dentre outras funções, por participar do metabolismo das gorduras. Resistência insulínica é dificuldade desse hormônio em exercer suas ações.

Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome, onde suas principais consequências são doenças cardiovasculares, diabetes, esteatose hepática não alcoólica e obesidade.

E ainda, segundo o livro Current Opinion in Endocrinology, Diabetes & Obesity, vol. 19, outubro de 2012, a ingestão de frutose está associado com aumento de câncer de pâncreas, intestino e outros, promovendo metástase.

Se é contraindicado o consumo do suco da fruta in natura, o que dizer de sucos em caixinhas, latas etc. Não haveria espaço nessa revista para discorrer sobre os males causados pelas grandes quantidades de açúcar, aditivos químicos, entre conservantes, corantes e flavorizantes.

E fique atento aos rótulos, pois grande parte dos alimentos industrializados são elaborados com frutose, forma barata e de alto poder adoçante.

Parafraseando o médico cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro, a natureza nos traz as frutas, mas não o liquidificador e o espremedor, dessa forma, ela nos propõe ao consumo da forma encontrada, com frutose, mas com as devidas doses de fibras, permitindo que nosso organismo desfrute do sabor, mas com absorção lenta.

Meu conselho: Fruta é para comer e não para beber!