Acupuntura é uma modalidade antiga de medicina cada vez mais reconhecida por pacientes e pela ciência. Durante o tratamento são inseridas agulhas muito finas, quase da espessura de um cabelo, em pontos específicos do corpo. A estimulação desses pontos tem efeitos no sistema nervoso central e periférico, liberando substâncias químicas do corpo como endorfina e encefalina, que possuem propriedades de aliviar a dor. Além disso, outros hormônios e substâncias são liberadas promovendo a homeostase do corpo e tratando diversas enfermidades.

Um dos mecanismos conhecidos da acupuntura é promover o aumento de fluxo sanguíneo a uma determinada região, levando nutrientes e promovendo a cura do tecido doente.

Como a acupuntura pode auxiliar em outros tratamentos?

Acupuntura é capaz de auxiliar em diferentes tratamentos e promover uma melhora mais rápida do paciente por ser capaz de promover a homeostase. Ela pode auxiliar pacientes com compulsões alimentares, depressão e outros problemas psicológicos que levam a doenças psicossomáticas, promove uma melhor circulação sanguínea e melhora a digestão, regula hormônios e reduz processos inflamatórios.

Acupuntura dói?

Essa é uma das perguntas mais comuns em relação à acupuntura, pois os pacientes costuma associar agulhas a dor. A agulha de acupuntura é até 10 vezes mais fina que as agulhas utilizadas para injeções e testes de sangue, portanto é quase indolor a inserção. Após a inserção, o acupunturista irá introduzir a agulha para o nível apropriado e fazer uma pequena manipulação para aumentar o efeito. Neste momento o paciente pode vir a sentir diferentes sensações como um leve choque, peso, resfriamento ou calor, podendo este efeito ser apenas momentâneo. Caso sinta qualquer desconforto, avise ao acupunturista e ele ajustará as agulhas. Todas as agulhas são esterilizadas e descartáveis.