O nome é diferente e pode até assustar um pouco, mas essa especialidade MÉDICA que visa solucionar os problemas dos cabelos e couro cabeludo.

Sim, a tricologia é a ciência que estuda os cabelos! Esses estudos foram iniciados em 1902, na Inglaterra. A tricologia estuda e encontra soluções para diversos distúrbios capilares que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo, como queda e quebra dos fios, caspa, infecções e problemas no couro cabeludo.

Cuidar dos cabelos é muito importante para a autoestima e qualidade de vida de qualquer pessoa. A queda de cabelo envolve muito mais do que beleza e estética. Ela deve ser vista como uma manifestação sutil e inicial de doenças potencialmente graves e até fatais. Entre elas alterações da tireóide, anemia, sífilis, lupus eritematoso sistêmico, etc. Por esse motivo, precisa ser identificada e investigada o quanto antes por um médico especialista no assunto.

O problema mais recorrente pelos pacientes que procuram a tricologia é a queda de cabelo e a calvície. Existem dezenas de motivos para que isso aconteça. O médico tricologista é capaz de identificar a causa e encontrar o tratamento específico para esse problema. Afinal, a investigação de toda queda de cabelo precisa começar com uma boa entrevista (anamnese), exame físico (fios e couro cabeludo e corpo) e exames complementares (que apenas o médico é habilitado para solicitar).

O tratamento dos fios e do couro cabeludo é feito de acordo com o diagnóstico e, por isso, a avaliação especializada é de suma importância. Se não encontrarmos a raíz do problema a chance de sucesso é muito pequena.

Lembre-se: se a saúde dos cabelos não está bem, isso é um sinal de algo está errado dentro do seu corpo e merece investigação. Cremes, shampoo e a massagem para “estimular a circulação” podem adiar um diagnóstico sério e comprometer a recuperação da sua saúde.