Os alimentos ou suplementos termogênicos são aqueles que aumentam o potencial de gasto energético acelerando assim o metabolismo corporal.

Com uma alimentação ou suplementação termogênica podemos elevar a taxa metabólica basal proporcionando assim o emagrecimento visto que estes alimentos ou suplementos necessitam de mais energia para serem digeridos pelo nosso organismo.

Quando aceleramos o nosso metabolismo, aumentamos a taxa de queima de gordura e assim gastamos mais calorias. Podemos extrair da natureza varias formas de suplementos termogênicos, este são obtidos na forma de alimentos, capsulas, pó, líquidos e extratos.

Os mais comuns são a cafeína e o chá verde, um outro queridinho tão citado hoje em dia na era de destoxificação (DETOX) é o gengibre.

Saiba quais são os alimentos termogênicos mais prescritos hoje nos consultórios de nutricionistas, endocrinologistas e nutrólogos.

  • Café ou cafeina: promove energia e analgesia muscular, atuando diretamente no SNC (sistema nervoso centra – cerebro) melhora a concentração no treino, no sistema respiratório atua como broncodiladator, no metabolismo estimula a lipolise ou seja a quebra e consumo das celular de gordura como fonte energética para o organismo gerando um combustível natural.
  • Óleo de côco: antioxidante, no emagrecimento colabora por ser uma gordura de rápida absorção, no fígado é transformado em energia rápida para as células e considerado um termogênico por ser capaz de gerar calor e queimar calorias, além disso estimula a glândula da tireóide (responsável pelo metabolismo) aumentando o metabolismo basal.
  • Chá verde: seus polifenois trabalham na degradação dos triglicerides, dissolvendo-os e utilizando os com fonte de energia, melhoram as funções orgânicas por apresentar uma gama de fitonutrientes e antioxidantes, estudos relacionam o consumo de chá verde com a melhora da função cardíaca por conter flavonoides, diminuir o LDL (colesterol ruim) e ter uma atividade anti coagulaste.
  • Gengibre: deste alimentos já é sabido inúmeros benefícios, gengibre é eficaz em crises de náuseas e enjoos, prevenção de tumores de cólon, alivio na azia e queimação estomacal, gripes, resfriados, intoxicação alimentar, cólicas menstruais, enxaquecas. Ufa, calma no emagrecimento associado ao limão atua com termogênico natural