Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células do nosso organismo. Também chamados de “mensageiros químicos do corpo“, os hormônios regulam o envelhecimento no adulto, e o desenvolvimento na criança, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo.
Os hormônios começam a diminuir progressivamente de 1 a 3 % por ano por volta dos 25, 30 anos de idade. Ao ter a produção de hormônios prejudicada, o corpo não realiza suas atividades com a mesma eficiência, gerando uma série de sintomas indesejáveis como cansaço, diminuição da memória, aumento de peso, diminuição da libido, aumento de flacidez e rugas, diminuição do humor e aumento do riscos de doenças do envelhecimento como câncer, Alzheimer, infarto e etc.
Os hormônios bioidênticos são hormônios que têm exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos pelo nosso organismo. Eles desempenham seu papel sem dificuldades e sem causar danos ao corpo.
No tratamento de reposição hormonal bioidêntica, cada paciente será avaliado através de uma consulta médica personalizada, e após a realização de exames de acordo com a necessidade individual de cada um, será traçado o perfil do paciente e a partir daí, caso exista alguma anormalidade, os níveis hormonais poderão ser corrigidos.
Os objetivos de um tratamento que busca prevenção para um envelhecimento saudável são:
- Restaurar os níveis de energia e vitalidade
- Otimizar a performance sexual
- Reduzir a gordura corporal
- Aumentar a massa muscular
- Aumentar o metabolismo cerebral
- Elevar a capacidade físico-respiratória
- Melhora da aparência física
- Obter máxima qualidade de vida
- Reduzir o risco de doenças do envelhecimento (câncer, Alzheimer, infarto e etc).
Observação: não existe promessa de resultado pois todo tratamento médico depende da resposta individual de cada organismo além da aderência do paciente em seguir as orientações de mudanças no estilo de vida.