Alcance a sua melhor forma: corpo, mente e espírito

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, e é exatamente este ponto de integração que a Medicina Integrativa trabalha, uma abordagem de cuidados que coloca o paciente no centro e aborda toda a gama de influências físicas, emocionais, mentais, sociais, espirituais e ambientais que afetam sua saúde.

Através de uma estratégia personalizada que considera as condições, necessidades e circunstâncias únicas de cada paciente, usa as intervenções mais apropriadas de uma série de disciplinas científicas para curar doenças e ajudar as pessoas a recuperarem e manterem a saúde ideal.

Além de abordar e lidar com o(s) problema(s) de saúde imediato, bem como as causas mais profundas da doença, as estratégias da medicina integrativa também se concentram na prevenção, e promovem o desenvolvimento de comportamentos saudáveis ​​e habilidades para o autocuidado efetivo que os pacientes podem usar ao longo de suas vidas.

Paulo de Tarso Lima, um dos principais nomes na medicina integrativa do Brasil, afirma que “a medicina integrativa propõe um resgate das práticas mais antigas sem negar os avanços da convencional”. Trata-se do uso completo da ciência a favor do bem estar geral do ser.

Entre os tratamentos que a Medicina Integrativa utiliza estão práticas como a meditação, hipnose, yoga, visualização (imaginação guiada de cenas, quadros ou experiências de prazer e felicidade para estimular a cura), atividades criativas, massagem, shiatsu e terapias baseadas em energia (como o Tai Chi Chuan e Reiki).