A oxigenoterapia é o nome de um tratamento terapêutico que consiste em fornecer oxigênio ao paciente em questão, além do ar natural disponível.

Como sabemos que o oxigênio é vital para a vida de qualquer ser do planeta, sem ele seria impossível a existência de qualquer organismo vivo, por isso é tão importante sua presença.

Estudos demonstram que a inflamação crônica devido à infecção está associada a até 1/4 de todos os cânceres. A formação de metástases é favorecida tanto por números reduzidos de células do sistema imunológico na corrente sanguínea quanto por transporte deficiente de oxigênio para os tecidos.

Naqueles casos em que os pacientes apresentam um déficit neste aspecto, seja por uma condição ambiental ou geográfica, ou até mesmo por alguma doença, os médicos indicam a aplicação de oxigênio como se fosse um medicamento corrente para amenizar ou eliminar os sintomas de falta de ar.

O procedimento da Oxigenoterapia não pode ser realizado de maneira alguma sem o acompanhamento de um profissional que prescreve as doses certas para o paciente.

Assim, a oxigenoterapia é uma grande aliada da medicina na hora de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes afetados com algum tipo de complicação respiratória.

BENEFÍCIOS E OBJETIVOS DO TRATAMENTO:

  1. Aumentar o desempenho físico e psíquico, sobretudo para os que estão continuadamente sob estresse ou têm idade avançada;
  2. Combater e prevenir muitas doenças e sintomas causados pela fraca oxigenação do organismo (ex: angina de peito, falta de ar, problemas cardiovasculares, câncer, neuro-degenerativas, disfunções, envelhecimento, fadiga, apneia do sono, etc.)
  3. Normalização dos valores da pressão arterial;
  4. Aumentar a condição física antes de determinados esforços (ex. esportistas)
  5. Manter e até aumentar a resistência de todo o organismo;
  6. Combater e prevenir a falta de energia e de oxigênio;
  7. Melhorar o sistema imune do organismo, aumentando e estabilizando as defesas naturais;
  8. Diminuir os efeitos secundários, nocivos dos produtos farmacológicos;
  9. Diminuir as consequências negativas do cigarro e outro tóxicos;
  10. Aumentar o poder de concentração e memória;