Instituto Melo

O instituto

Falar do Instituto Melo é falar de medicina integrativa na sua versão mais completa. Uma clínica com abordagem multidisciplinar, que visa tratar a pessoa em seu todo: corpo, mente e espírito.

O conceito de integração, adotado nas práticas e tratamentos no Instituto Melo, combina tratamentos convencionais, complementares e alternativos. Isso porque a medicina integrativa não rejeita a medicina convencional nem aceita terapias alternativas de forma acrítica. Acreditamos que uma boa medicina é baseada em boas ciências, é investigativa e aberta a novos paradigmas.

E, mais, aqui no Instituto, a prática da medicina integrativa também está fundamentada na parceria médico-paciente, em que o paciente tem um papel ativo potencializador do seu tratamento, seja ele qual for.

Conheça nossa equipe

Nossa missão

Nosso objetivo principal é mudar o curso da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, do início ao fim dos dias!

Para isso, contamos com uma infra-estrutura especializada, projetada com muito profissionalismo, tecnologia de ponta e uma arquitetura acolhedora. Das cores à disposição dos móveis, o ambiente foi especialmente desenvolvido para que seu acesso às novas terapias se dê de maneira agradável, com procedimentos eficazes e um acolhimento humanizado.

Nossa equipe

A equipe, encabeçada pelo Dr. José Roberto de Melo Filho – CRM 52.353, foi minuciosamente escolhida nos quesitos qualificação profissional e alinhamento energético com vistas a garantirmos frequências de um ambiente de carisma e paz.

Sua equipe, formada por dermatologistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas, psiquiatras e psicólogos adotaram a medicina integrativa em suas práticas pessoais e profissionais mesmo antes do termo se tornar oficial. Conheça mais sobre cada um deles logo abaixo.

O Instituto Melo surgiu da iniciativa do Dr. Beto, como prefere ser chamado, com a colaboração de profissionais de diferentes áreas, interessados no desenvolvimento de uma medicina integrativa séria, de grande credibilidade e eficácia. E isso não é uma coisa que pode ser construída do dia para a noite.

A história do Instituto Melo começa com pilares sólidos, baseados nas trajetórias pessoal e profissional de cada membro da equipe. Conheça um pouco mais sobre eles.

José Roberto de Melo Filho

Aficionado por atividade física, praticante de crossfit e musculação, adotou em seu estilo de vida a dieta alcalina, baseada no consumo de frutas e vegetais e na eliminação de alimentos industrializados, além de usar as frequências e tratamentos quânticos não só em seus pacientes, mas no seu dia a dia. Tem como principal pilar de sustentação, em vida pessoal e profissional, a espiritualidade. Formado em medicina em 2010 pela Unifenas, tem como focos de estudos a endocrinologia e fisiologia hormonal, nutriendocrinologia e medicina integrativa. O Dr. José Roberto prima pela ampliação e atualização permanente de conhecimentos, tendo frequentado o grupo “Longevidade saudável”, cursos com o Dr. Lair Ribeiro e na Uniube, entre diversos outros. Desenvolveu especial interesse na prática da medicina ortomolecular, com a reinvenção de seu modo de tratamento e aprimoramento das técnicas aprendidas. Tem sede de aprendizado para oferecer sempre o melhor, e em breve vai oferecer a quimioterapia na prática integrativa oncológica, um grande avanço para a medicina.

José Roberto de Melo Filho

Priscila Parreira Latalisa

Priscila Parreira Latalisa

É graduanda em nutrição (UNA), cursou Gastronomia Funcional e Alimentos Funcionais (UNA) e é pós-graduanda de Fitoterapia Aplicada à Prática Clínica na UniRedentor. A Nutrição Funcional entrou na vida de Priscila como uma experiência de fusão com suas formações anteriores como comunicóloga trilíngue, cozinheira e nutricionista. Nessa jornada, ela estudou e viajou por outros países, o que a possibilitou conhecer diferentes culturas e vivenciar riquíssimas experiências na gastronomia e na nutrição.

“Procuro me comunicar e entender o outro de forma individual, reconhecer sua história e oferecer uma nova maneira de lidar com o alimento, de forma saudável e saborosa”.

Luana Freire Alves

Luana Freire Alves

É graduada em nutrição pela Uni BH e é especializada em Nutrição Clínica Funcional e está se especializando em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional. Tem grande experiência na área de nutrição clínica hospitalar e atuou na equipe multiprofissional do Hospital Luxemburgo e do Hospital Vila da Serra. Para ela, a nutrição é a forma mais eficaz de alcançar a saúde plena.

“Busco levar para os meus pacientes a consciência alimentar e suas vantagens, como o controle de doenças e a melhora na qualidade de vida. Me encantei pela nutrição funcional e, posteriormente, pela medicina integrativa que considera o paciente como um todo, respeitando suas individualidades, trabalhando a relação corpo-mente-espírito”.

Ana Flávia Baccarini Alves Costa

Ana Flávia Baccarini Alves Costa

É a gerente do Instituto Melo de Medicina Integrativa. Especialista em fisioterapia clínica (UNI-BH), fisioterapia intensiva (Ipsemg) e reabilitação cardíaca (CEM-MG), é também enfermeira e especialista em Gestão e negócios (CDL-BH). Atua como preceptora da graduação em fisioterapia no UNI-BH.

Helen Bragança do Valle

Helen Bragança do Valle

É graduada em enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), cursou Ozonioterapia e suas Aplicações-IBO3A pelo Instituto Brasileiro de Ozônio. É atuante na área de medicina ortomolecular desde agosto de 2015 e reúne vasta experiência em soroterapias, injetáveis, estética e ozonioterapia.

“Me encantei pela Medicina Integrativa pois nela compreendi a importância de abordar e cuidar do paciente em seu todo (corpo, mente e espírito) para obtenção da cura e melhor qualidade de vida. No Instituto me dedico a proporcionar um ambiente acolhedor e respeitoso!”

Gabriela Gonçalves Teodoro e Silva

Gabriela Gonçalves Teodoro e Silva

Formou-se na UFMG há cinco anos, desde então buscou por uma forma diferente de exercer a medicina, algo que tornasse médico e paciente verdadeiros parceiros no processo de cura manutenção da saúde. Encontrou na Medicina Integrativa a sua paixão e especializou-se na área pela UNIUBE. Atua principalmente através da medicina nutricional e funcional, na elaboração de estratégias para promoção de saúde e prevenção das doenças.

“Entendo saúde como um estado de equilíbrio. Corpo, mente e alma alinhados e fortalecidos são os pilares para uma vida verdadeiramente saudável. Através da visão individualizada e de forma integral do paciente busco ajudá-lo a atingir esse equilíbrio”.

Atualmente, iniciou estudos em áreas da medicina oriental, como Medicina Chinesa e Acupuntura e também o BDORT, uma técnica japonesa muito empregada dentro da Integrativa para individualizar ainda mais as doses terapêuticas e identificar pontos de desequilíbrio do organismo.

Pedro Maia

Pedro Maia

Acupunturista formado pelo INCISA/IMAM. Especializado no tratamento de dor e emocional. Desde o início do curso busquei por técnicas e métodos de acupuntura eficientes e com resultados rápidos. Essa busca me levou a conhecer o trabalho do Wang Ju Yi e depois do Dr Tan. Para aprimorar meu conhecimento e técnica estudei com os professores mais conceituados no ocidente:

Acupuntura do I Ching com Delphine Aurmand e Paul Wang, Acupuntura do Mestre Dong com Dr. Chuan-Ming Wang, Dr. Henry Maccann, Susan Johnson e Brad Wishanant, Acupuntura Distal com Robert Doane, Diagnóstico com Zhang Wei Yan e Giovanni Maciocia, Acupuntura Ortopédica com Cole. Além do atendimento a pacientes ministro cursos de acupuntura no tratamento da dor.

“A medicina chinesa é uma terapia que traz o paciente para o equilíbrio físico, emocional e espiritual.”

Glauciane Rezende

Glauciane Rezende

Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Integrativa, Terapeuta Reiki com ampla experiência em equilíbrio e controle de Stress, coordenadora de equipe multidisciplinar desportista e especialista em procedimentos dermato-funcionais e práticas corporais.

“Na minha trajetória pessoal e profissional constato a cada dia a globalidade do ser humano, o que me torna cada vez mais engajada na busca por êxito em tratamentos integrais, corpo mente e espírito alinhados e equilibrados certamente levam a plenitude e longevidade”

Nadjara Viana

Nadjara Viana

Formada em Educação Física (UNI-BH), especializada em Yoga pela Ananda Margah e mestrando em Yoga pelo ponto de equilíbrio.

Nadjara conheceu o Yoga ainda quando criança, unindo a meditação com a prática do Yoga. Ela é um dos idealizadores do projeto Conectzen que tem como finalidade cuidar da saúde pelo corpo, mente e espírito.

“Meu intuito é te ajudar a renovar a sua energia, encontrar a sua paz e alinhar o seu espírito aos seus objetivos.”

Renata Ferreira Saltarelli

Renata Ferreira Saltarelli

Acupunturista formada pelo Incisa/Imam desde 2004. Especialista em transfixação e agulhamento profundo. Especialista em craniopuntura e fitoterapia chinesa voltada para tratamento de sintomas da menopausa, ansiedade, repressão, insônia, stress. Formada em Estética na acupuntura com Dr. Eduardo Brasil de São Paulo. Terapeuta de Reike e florais de Bach, Minas e Saint Germain. Formada em Cinesiologia Holística, Shiatsu.

Tratamento para gordura localizada, estrias, celulite, rugas, cicatriz, obesidade.

“Acredito em uma medicina holística onde o equilíbrio físico, psíquico, espiritual e social andam juntos . Somos energia , podemos conquistar a saúde a partir da crença que somos luz e amor.”

Renata Mesquita Vilela

Renata Mesquita Vilela

Graduada em Fisioterapia pelo UNIBH. Pós graduada em Demato Funcional. Instrutora de pilates para reabilitação. Especializada em SDM para reabilitação. Especialista em drenagem linfática facial e corporal, inclusive para gestantes, em várias técnicas de massagens terapêuticas, reflexologia podal, ventosaterapia e em termografia.

Enylda Motta

Enylda Motta

Com o sonho de estudar as relações humanas e trabalhar na prevenção e tratamento de doenças, sofrimentos, crises e conflitos de origem psicológica, iniciei minha graduação como Psicóloga pela Puc Minas. Terminada a graduação, o próximo passo foi a pós-graduação em Psicoterapia de Família e Casal pela Puc Minas.

O dia a dia do trabalho clínico me despertou a necessidade de especializar em Sexualidade Humana, cursado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Atualmente sou mestranda na Faculdade de Medicina da UFMG – Promoção da Saúde e Prevenção da Violência. O tratamento psicológico pretende gerar efeitos positivos em demandas oriundas de problemas nutricionais, os relacionados à performance e vantagem competitiva desportiva.

A saúde mental é causa importante nesse processo e motiva a tomada de decisões, auxiliando ainda no combate ao stress, ansiedade, dor, medo, culpa, autossabotagem, entre outros. Envolve, portanto, a abordagem cuidadosa das dificuldades e facilitadores que interferem na mudança de comportamento e de visão de mundo, promovendo a saúde psicológica e corporal.

Essa é a nossa história

Se você chegou até aqui é porque a integração médico-paciente já começou. Então, agora é a sua vez, conta pra gente, qual é a sua história?

Como podemos te ajudar?

topo