Instituto Melo

O instituto

Falar do Instituto Melo é falar de medicina integrativa na sua versão mais completa. Uma clínica com abordagem multidisciplinar, que visa tratar a pessoa em seu todo: corpo, mente e espírito.

O conceito de integração, adotado nas práticas e tratamentos no Instituto Melo, combina tratamentos convencionais, complementares e alternativos. Isso porque a medicina integrativa não rejeita a medicina convencional nem aceita terapias alternativas de forma acrítica. Acreditamos que uma boa medicina é baseada em boas ciências, é investigativa e aberta a novos paradigmas.

E, mais, aqui no Instituto, a prática da medicina integrativa também está fundamentada na parceria médico-paciente, em que o paciente tem um papel ativo potencializador do seu tratamento, seja ele qual for.

Conheça nossa equipe

Nossa missão

Nosso objetivo principal é mudar o curso da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, do início ao fim dos dias!

Para isso, contamos com uma infra-estrutura especializada, projetada com muito profissionalismo, tecnologia de ponta e uma arquitetura acolhedora. Das cores à disposição dos móveis, o ambiente foi especialmente desenvolvido para que seu acesso às novas terapias se dê de maneira agradável, com procedimentos eficazes e um acolhimento humanizado.

Nossa equipe

A equipe, encabeçada pelo Dr. José Roberto de Melo Filho, foi minuciosamente escolhida nos quesitos qualificação profissional e alinhamento energético com vistas a garantirmos frequências de um ambiente de carisma e paz.

Sua equipe, formada por nutrólogos, dermatologistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas, psiquiatras e psicólogos adotaram a medicina integrativa em suas práticas pessoais e profissionais mesmo antes do termo se tornar oficial. Conheça mais sobre cada um deles logo abaixo.

O Instituto Melo surgiu da iniciativa do Dr. Beto, como prefere ser chamado, com a colaboração de profissionais de diferentes áreas, interessados no desenvolvimento de uma medicina integrativa séria, de grande credibilidade e eficácia. E isso não é uma coisa que pode ser construída do dia para a noite.

A história do Instituto Melo começa com pilares sólidos, baseados nas trajetórias pessoal e profissional de cada membro da equipe. Conheça um pouco mais sobre eles.

José Roberto de Melo Filho

Dr. José Roberto de Melo Filho aficcionado por atividade física, praticante de crossfit e musculação. Adotou em seu estilo de vida a dieta alcalina, baseada no consumo de frutas e vegetais e na eliminação de alimentos industrializados, além de usar as frequências e tratamentos quânticos não só em seus pacientes, mas no seu dia a dia. Tem como principal pilar de sustentação, em vida pessoal e profissional, a sua espiritualidade. Formado em medicina há oito anos pela Unifenas, passou por inúmeras graduações, dentre elas endocrinologia, nutrologia e fisiologia hormonal pelo grupo “Longevidade saudável”, nutriendocrinologia com o renomado Dr. Lair Ribeiro, e a especialização em Medicina Integrativa pela Uniube. Além de muitos outros cursos, extensões e aperfeiçoamentos. Dr. José Roberto tem vasto conhecimento em Medicina Ortomolecular onde reinventou o seu modo de tratamento e aprimorou as técnicas aprendidas. Tem sede de aprendizado para oferecer sempre o melhor, e em breve vai oferecer a quimioterapia na prática integrativa oncológica, um grande avanço para a medicina.

José Roberto de Melo Filho

Priscilla Parreira Latalisa

Priscilla Parreira Latalisa

É graduanda em nutrição (UNA), cursou Gastronomia Funcional e Alimentos Funcionais (UNA) e é pós-Graduanda de Fitoterapia Aplicada à Prática Clínica na UniRedentor. A Nutrição Funcional entrou na vida de Priscila como uma experiência de fusão com suas formações anteriores como comunicóloga trilíngue, cozinheira e nutricionista. Nessa jornada, ela estudou e viajou por outros países, o que a possibilitou conhecer diferentes culturas e vivenciar riquíssimas experiências na gastronomia e na nutrição.

“Procuro me comunicar e entender o outro de forma individual, reconhecer sua história e oferecer uma nova maneira de lidar com o alimento, de forma saudável e saborosa”.

Luana Freire Alves

Luana Freire Alves

É graduada em nutrição pela Uni BH e é especializada em Nutrição Clínica Funcional e está se especializando em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional. Tem grande experiência na área de nutrição clínica hospitalar e atuou na equipe multiprofissional do Hospital Luxemburgo e do Hospital Vila da Serra. Para ela, a nutrição é a forma mais eficaz de alcançar a saúde plena.

“Busco levar para os meus pacientes a consciência alimentar e suas vantagens, como o controle de doenças e a melhora na qualidade de vida. Me encantei pela nutrição funcional e, posteriormente, pela medicina integrativa que considera o paciente como um todo, respeitando suas individualidades, trabalhando a relação corpo-mente-espírito”.

Ana Flávia Baccarini Alves Costa

Ana Flávia Baccarini Alves Costa

É a gerente do Instituto Melo de Medicina Integrativa. Especialista em fisioterapia clínica (UNI-BH), fisioterapia intensiva (Ipsemg) e reabilitação cardíaca (CEM-MG), é também enfermeira e especialista em Gestão e negócios (CDL-BH). Atua como preceptora da graduação em fisioterapia no UNI-BH e professora do curso de pós-graduação do IEP da Santa Casa.

Helen Bragança do Valle

Helen Bragança do Valle

É graduada em enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), cursou Ozonioterapia e suas Aplicações-IBO3A pelo Instituto Brasileiro de Ozônio. É atuante na área de medicina ortomolecular desde agosto de 2015 e reúne vasta experiência em soroterapias, injetáveis, estética e ozonioterapia.

“Me encantei pela Medicina Integrativa pois nela compreendi a importância de abordar e cuidar do paciente em seu todo (corpo, mente e espírito) para obtenção da cura e melhor qualidade de vida. No Instituto me dedico a proporcionar um ambiente acolhedor e respeitoso!”

Gabriela Gonçalves Teodoro e Silva

Gabriela Gonçalves Teodoro e Silva

Formou-se na UFMG há cinco anos, desde então buscou por uma forma diferente de exercer a medicina, algo que tornasse médico e paciente verdadeiros parceiros no processo de cura manutenção da saúde. Encontrou na Medicina Integrativa a sua paixão e especializou-se na área pela UNIUBE. Atua principalmente através da medicina nutricional e funcional, na elaboração de estratégias para promoção de saúde e prevenção das doenças.

“Entendo saúde como um estado de equilíbrio. Corpo, mente e alma alinhados e fortalecidos são os pilares para uma vida verdadeiramente saudável. Através da visão individualizada e de forma integral do paciente busco ajudá-lo a atingir esse equilíbrio”.

Atualmente, iniciou estudos em áreas da medicina oriental, como Medicina Chinesa e Acupuntura e também o BDORT, uma técnica japonesa muito empregada dentro da Integrativa para individualizar ainda mais as doses terapêuticas e identificar pontos de desequilíbrio do organismo.

Pedro Maia

Pedro Maia

Acupunturista formado pelo INCISA/IMAM. Especializado no tratamento de dor e emocional. Desde o início do curso busquei por técnicas e métodos de acupuntura eficientes e com resultados rápidos. Essa busca me levou a conhecer o trabalho do Wang Ju Yi e depois do Dr Tan. Para aprimorar meu conhecimento e técnica estudei com os professores mais conceituados no ocidente:

Acupuntura do I Ching com Delphine Aurmand e Paul Wang, Acupuntura do Mestre Dong com Dr. Chuan-Ming Wang, Dr. Henry Maccann, Susan Johnson e Brad Wishanant, Acupuntura Distal com Robert Doane, Diagnóstico com Zhang Wei Yan e Giovanni Maciocia, Acupuntura Ortopédica com Cole. Além do atendimento a pacientes ministro cursos de acupuntura no tratamento da dor.

“A medicina chinesa é uma terapia que traz o paciente para o equilíbrio físico, emocional e espiritual.”

Glauciane Rezende

Glauciane Rezende

Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Integrativa, Terapeuta Reiki com ampla experiência em equilíbrio e controle de Stress, coordenadora de equipe multidisciplinar desportista e especialista em procedimentos dermato-funcionais e práticas corporais.

“Na minha trajetória pessoal e profissional constato a cada dia a globalidade do ser humano, o que me torna cada vez mais engajada na busca por êxito em tratamentos integrais, corpo mente e espírito alinhados e equilibrados certamente levam a plenitude e longevidade”

Essa é a nossa história

Se você chegou até aqui é porque a integração médico-paciente já começou. Então, agora é a sua vez, conta pra gente, qual é a sua história?

Como podemos te ajudar?

topo