Amygdalin é também conhecido como Laetrile ou Vitamina B17, um dos muitos nitrilósidos, substâncias naturais que contêm cianida e que são encontradas em alimentos, inclusive em todas as sementes da família das prunasinas (damasco, maçã, cereja, ameixa e pêssego), trigo-sarraceno, painço e melões caipira. Essa substância, altamente concentrada nas sementes de damasco e de outras frutas, supostamente era usada cerca de 3.500 anos atrás pelos médicos chineses no tratamento de tumores. Foi o renomado bioquímico Ernest Krebs Jr., Ph.D., que identificou especificamente amygdalin como agente anticâncer. Sua descoberta se baseou numa teoria de que o câncer se desenvolve a partir de células trofoblásticas desordenadas; essas são células encontradas no útero humano prenhe e que se multiplicam rapidamente durante as primeiras semanas após a concepção.

Em condições normais e saudáveis, as células trofoblásticas são destruídas pela enzima pancreática, a quimiotripsina; quando escapam dessa destruição, elas conseguem se alojar no embrião e permanecer nele em estado de dormência, durante décadas, esperando para se desenvolverem num tumor quando o pâncreas perde sua função.

Já se sabe que amygdalin tem um potencial bastante forte para combater o câncer, especialmente com relação aos cânceres secundários. Estudos epidemiológicos, laboratoriais e clínicos apresentam evidências da eficácia da amygdalin. As pesquisas indicam que ela pode estender o período de vida tanto de paciente de câncer de mama quanto o de ossos.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.