Pesquisa mostra que perda de peso foi associada a grandes quedas na proporção de pacientes que tomam medicamentos para controlar o diabetes

Pacientes com diabetes tipo 2, que alcançam uma perda de peso rápida através de um tratamento médico com restrição calórica na alimentação seguida de reintrodução gradual dos alimentos e manutenção de perda de peso, podem atingir e permanecer em remissão do diabetes por até dois anos após o tratamento. Os resultados, de quase 300 pacientes diabéticos inscritos no Estudo Clínico de Remissão de Diabetes (DiRECT), mostram que a restrição calórica seguida de manutenção de perda de peso conquistada durante o tratamento permitiu que 36% dos pacientes atingissem a remissão de seu diabetes e o sustentassem por 24 meses.

Estes resultados seguem dados de um estudo já publicado em 2017 pelo conceituado The Lancet que indicaram que o programa alcançou a remissão do diabetes tipo 2 em 46% dos pacientes. É importante ressaltar que a intervenção de perda de peso foi associada a grandes quedas na proporção de pacientes que tomam medicamentos para diabetes, bem como reduções nos marcadores sanguineos: HbA1c e triglicérides.

Esse estudo também mostrou que a perda de peso total atingida foi importante para remissão do diabetes, 64% das pacientes que perderam pelo menos 10 kg durante o período do estudo tiveram remissão do diabetes ao final de 2 anos. Portanto, o Diabetes não é ‘uma doença inevitavelmente progressiva’. O pesquisador co-líder, Roy Taylor, professor de medicina e metabolismo da Newcastle University, comentou em um comunicado que os resultados “finalmente derrubam a era da diabetes tipo 2 como uma doença inevitavelmente progressiva”.

Agora entendemos a natureza biológica desta condição reversível. No entanto, todos os pacientes em remissão precisam saber que seu diabetes tipo 2 retornará se você recuperar o peso, o segredo é manter a perda de peso atingida. Agora, devemos nos concentrar em ajudar as pessoas a manter a perda de peso e permanecer em remissão por toda a vida.


Fonte: Globo Esporte