O que é disbiose?

Disbiose ocorre quando há um desequilíbrio entre as bactérias protetoras e agressoras do nosso intestino ou estômago, gerando efeitos nocivos ao nosso organismo.

Esse desequilíbrio pode desencadear desde uma diarréia ou constipação (intestino preso) e chegar também a situações mais complexas como aumento de absorção de substâncias tóxicas e má absorção de nutrientes importantes, alterações na barreira mucosa que acaba por estimular resposta do sistema imune de forma desordenada na tentativa de re-equilibrar essas alterações.

A disbiose facilita o ganho de peso, o estresse devido ao aumento do hormônio cortisol, fadiga e até alterações dermatológicas como acne e urticárias.
Um intestino com flora desequilibrada (disbiose), fica vulnerável a fungos e bactérias “ruins” que produzem toxinas desencadeadoras de inflamação nas células.

Além de doenças metabólicas, essas toxinas causam desordens comportamentais, diminuição da libido, ansiedade, depressão, infertilidade, gases, candidíase, infecção urinaria, entre outras doenças.