Saiba como a medicina integrativa ajuda no tratamento do câncer

O foco da Medicina Integrativa não é só a doença, mas o paciente. O atendimento visa observar além dos efeitos causados pela doença, e sim todo o histórico do paciente para que possa contribuir para um bem estar geral e não simplesmente eliminar sintomas.

Programas integrativos de cuidados de saúde podem oferecer alternativas como acupuntura e meditação para ajudar a gerenciar sintomas e efeitos colaterais para pacientes que estão recebendo tratamento convencional contra o câncer.

Embora a pesquisa sobre o valor potencial desses programas integrativos esteja em seus estágios iniciais, alguns estudos tiveram resultados promissores. Por exemplo, a pesquisa financiada pelo NCCIH (Centro Nacional de Saúde Complementar e Integradora dos EUA) sugeriu que:

  • Pacientes com câncer que recebem terapias integrativas, durante a internação, sofrem menos dor e ansiedade.
  • A terapia de massagem pode levar a melhorias a curto prazo na dor e humor em pacientes com câncer avançado.
  • O Yoga pode aliviar a fadiga persistente que algumas mulheres experimentam após o tratamento do câncer de mama.

Dr. Andrew Weil em parceria com Dr. Donald Abrams, dois grandes nomes no cenário mundial e pioneiros no campo da medicina integrativa, autores do livro “Oncologia Integrativa” dirigida a profissionais de saúde, montaram uma equipe de especialistas para avaliar o que o campo emergente da oncologia integrativa tem para oferecer aos pacientes com câncer. Concluíram que a oncologia ocidental moderna está focada na destruição da erva daninha, enquanto a oncologia integrativa concentra-se no solo que a erva cresce e torna o solo tão inóspito quanto possível para o crescimento e propagação da erva daninha.

Reconheceram que muitos pacientes com câncer são pessoas que são altamente capacitadas e eficazes no controle de suas vidas, mas um diagnóstico de câncer tira esse controle e coloca-os à mercê dos médicos. Na prática, a oncologia integrativa busca retornar ao paciente algum senso de controle, dando-lhes coisas que podem fazer para recuperar suas vidas em suas próprias mãos. Ao mesmo tempo, buscam diminuir a inflamação em curso no corpo, que está na base de muitas doenças crônicas, e alistar a imunidade inata do corpo para lutar contra o câncer, além de diminuir o estresse e aumentar a esperança.

Oncologia Integrativa ou Medicina Integrativa, podemos nos referir como quisermos, pois a ideia será sempre a mesma: tratar o paciente inteiro, não apenas a doença. Para pacientes com câncer especialmente, isso inclui formas de aliviar o estresse, focar em aumentar seu senso de bem-estar e tornar o caminho para a cura cada vez mais viável.