O uso de probióticos tem adquirido destaque em relação à reestruturação e à manutenção da microbiota intestinal e na prevenção de doenças, contribuindo para o funcionamento e desenvolvimento de uma fisiologia corporal adequada.

A microbiota saudável é responsável por várias funções: produção de ácidos graxos de cadeia curta; impedir o desenvolvimento de hiperpermeabilidade, prevenindo alergias e inflamações; aumentar a absorção de nutrientes; degradar toxinas; amenizar ou impedir o desenvolvimento de doenças autoimunes; efeito anticarcinogênico, principalmente no câncer de cólon; prevenção e tratamento da diarreia, associada ou não ao uso de antibióticos.

Alguns estudos descobriram que probióticos de diferentes cepas podem deixá-lo mais feliz e saudável, melhorando o humor, aliviando irritações de pele, reduzindo os sintomas da SII (Síndrome do Intestino Irritável), prevenindo a diabetes gestacional, curando alergias e até ajudando na perda de peso.

Por isso, a suplementação de probióticos tem sido cada vez mais recomendada e importante para garantir um equilíbrio intestinal, sempre associado à uma dieta balanceada e adequada às necessidades de cada indivíduo.

Mas fique atento! Para se ter um bom produto, três fatores são importantes: quais cepas o produto contém; quantas unidades formadoras de colônia (UFC); e como as bactérias estão embaladas.

Aqui no Instituto Melo você terá um acompanhamento nutricional individualizado, para saber qual o melhor probiótico para você, e em qual momento utilizar.