O aumento da permeabilidade intestinal, também conhecido como “intestino permeável”, pode desencadear doenças auto-imunes, síndrome de FADIGA CRÔNICA, ALERGIAS e até DEPRESSÃO.

A principal função do intestino é absorver nutrientes dos alimentos. No entanto, o intestino também tem outra função importante: manter coisas prejudiciais, como bactérias, toxinas e antígenos alimentares (agentes inflamatórios) para fora e longe do resto do corpo.

Esta barreira basicamente separa o conteúdo intestinal do corpo. É feito de uma única camada de células (células epiteliais, células sensíveis e células que produzem enzimas e neurotransmissores).

A barreira intestinal cobre uma superfície de cerca de 400 m². Utiliza aproximadamente 40% do gasto energético do corpo e é renovado aproximadamente a cada 5 dias.

Quando a permeabilidade intestinal aumenta, mais do conteúdo intestino pode passar, o que é referido como “vazamento”. Quando o intestino está vazado, as bactérias intestinais e seus produtos podem escapar do intestino, o que pode produzir inflamação e causar danos nos tecidos.

Além disso, os antígenos derivados de alimentos (proteínas ou proteínas parcialmente digeridas) podem passar pelo intestino e promover respostas imunes locais ou de corpo inteiro.

A partir dessa inflamação silenciosa intestinal inicia-se um processo gradativo de doenças que por si só serão diagnosticadas e tratadas erroneamente!

Principais características clínicas da síndrome de permeabilidade intestinal:

  1. Dificuldades digestivas
  2. Alergias sazonais
  3. Maior incidência de enfermidades inflamatórias, como artrite reumatoide.
  4. Distúrbios hormonais diversos, que resultam em tensão pré-menstrual, ovários policísticos, etc.
  5. Erupções cutâneas
  6. Alteração da produção de serotonina
  7. Intolerâncias alimentares, sobretudo à lactose e ao glúten.
  8. Halitose.