Quando o assunto é GASTRONOMIA, sem dúvidas os cozinheiros não dispensam o uso abundante das ervas em geral. Isso pelo fantástico sabor e aroma presente nas pequenas folhas. Quem gosta mesmo de saborear um belo prato, tem uma mini hortinha em casa, mesmo que seja do método vertical, as famosas: Hortas Urbanas.

Mas quando o assunto é NUTRIÇÃO, as pessoas já não apresentam tanto interesse assim nas pobre coitadas e o uso das mesmas, parece ser um mero “detalhe”. Saiba que o que faz as ervas serem tão idolatradas na cozinha é graças aos seus óleos essenciais, voláteis e que ganham o coração de quem passa. E esses mesmos óleos essenciais apresentam efeitos poderosos para uma boa saúde.

O ORÉGANO, possui alguns compostos como o TIMOL e o CARVACROL, que propiciam ótima ação antimicrobiana frente as bactérias E. coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas fluorescens e células de invólucro celular.

O ORÉGANO pode ser, por exemplo, uma excelente opção para tratamentos de inflamações do trato gastrointestinal.

Essa folhinha possui também propriedades antifúngicas e inseticidas, atua no controle de pragas, não apenas de insetos, mas também de artrópodes.

Alguns outros dados relatados, identificam um bom potencial terapêutico para atividade ansiolítica e antidepressiva.

E ainda não acaba por ai, além da capacidade destes compostos presentes no orégano em previnir os danos oxidativos causados por H2O2 ao DNA, vários estudos foram realizados com a finalidade de analisar a capacidade e os mecanismos de ação dos compostos contra diferentes células tumorais. E vários destes estudos apresentaram grande importância destes elementos em atividade anticancerígena.

Artigo por Priscila Parreira Latalisa, nutricionista do Instituto Melo.