Um dos principais momentos da vida de toda mulher, a gravidez é muito mais do que puro romantismo. A mulher deve se preparar para receber a nova vida e, parece óbvio, mas muita gente deixa de lado: alimentar-se bem, corretamente, com quantidade e quantidades ideais é muito mais importante do que o novo berço ou o carrinho high-tech que vai ser estacionado no quarto.

Durante o período, é preciso que a mãe forneça suplementos para o filho ou filha que estão no ventre, adequados para ambos – isso se não forem gêmeos, trigêmeos e etc. A ciência mostra que é do intestino que se originam 70% do sistema imunológico do bebê, daí a importância dos probióticos, que são micro-organismos que podem afetar de forma positiva a saúde. E esses “bichinhos do bem” estão nos alimentos, como iogurtes, bebidas fermentadas, entre outros.

Na mulher grávida eles atuam no controle do peso, e até para evitar infecções. Como as gestantes sofrem alterações há uma tendência da constipação do intestino e as fezes secas podem fazer a mãe penar durante aqueles meses. Mais um alerta para a boa alimentação rica em fibras e a ingestão de água – muita água.

Mas há outras substâncias fundamentais para que a gravidez seja tranquila e saudável. Vamos chamá-las de amigas da mãe e do bebê – algumas deles funcionam até como anti-depressivos, pois atuam no sistema nervoso. Isso mesmo: comer adequadamente está ligado ao seu bem estar mental.

A Vitamina D que, embora se chame vitamina, trata-se de um hormônio. Para absorvê-lo, é bom se expor ao sol. Na mãe, reduz em até 50% a chance de complicações na gravidez e sua ausência pode causar pré-eclampsia, raquitismo e baixo peso do bebê.

Tem ainda a Colina, um nutriente que está em alimentos como fígado, carnes bovinas, peixes amendoim, gema de ovos. É ideal para evitar complicações hepáticas e alterações neurológicas.

o Magnésio é um relaxante natural, prevenindo contra a pré-eclampsia, câimbras nas pernas, paralisia cerebral do bebê em decorrência de um parto prematuro. Durante a gravidez, ele reduz a pressão arterial e aumenta a tolerância à dor.

A grávida ainda tem como aliado nesta empreitada o ácido fólico ou Vitamina B9, que ajuda a formar o tubo neural da criança. Ele pode ser obtido em alimentos como folhas verdes, lentilhas e couve flor.

Falemos agora sobre um outro elemento completo: o Ferro. Antes mesmo da gravidez, ele é importante produtor de hemoglobina, uma proteína do sangue que ajuda a carregara o oxigênio para o sangue. As grávidas precisam de mais do que o dobro de Ferro no organismo, pois ele tem a tendência a ser expelido facilmente nas fezes, urina e até no suor. Fígado, carnes, frutas secas e feijão são riquíssimos em ferro, podendo evitar, no bebê, anemias, deficiências de ganho de peso, déficit cognitivo e até nascer prematuramente.

O Iodo também está na lista dos amigos do bebê e da mãe. Ele desempenha um papel no crescimento dos órgãos, como o cérebro, por isso há quem proponha a suplementação dele durante a gravidez. A substância pode ser conseguida ainda na ingestão de frutos do mar, laticínios, vagem e agrião.

Por fim, mais um aliado: a Vitamina E. Encontrada em óleo de palma ou de coco, farelo de arroz, amendoim e azeite de oliva, a sustância tem função antioxidante na gravidez e ainda é uma defensora das células. A falta desta vitamina pode acarretar problemas no sistema nervoso e na resistência a infecções.

O mais importante é mesmo se alimentar de forma correta e sempre procurar um especialista da área de saúde para ter uma dieta saudável e segura. Até a próxima.